Slider

Baixe essa super adaptação Leia o incrível reporte e baixe a aventura! Super aventura espacial para o Ciranda de Blogs! Divisória do Mestre para Dungeon World!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Reporte da Aventura: Por Caminhos Escuros + PDF!!!

E aê  pessoal!

Ontem (13.01.2012) rolou aqui em Aracaju o 2º ERPGA (Encontro RPG Aracaju), e além de organizar o evento, moderei uma narrativa de mais um playtest do Carnificina nas Masmorras (adaptação do 3:16 - Carnificinas nas Estrelas, da Retropunk). Posso adiantar que foi "O MELHOR PLAYTEST" realizado até agora. 

Por quê? Por vários motivos que vocês saberão ao ler esse reporte, nele será descrito um resumo da sessão com vários comentários da mecânica do Carnificina associados à narrativa amplamente compartilhada. A aventura foi disponibilizada no fim da página. 

Atenção, se você deseja jogar a aventura, não leia o reporte! Os mestres podem ficar à vontade, puxem suas cadeiras e tomem um gole de chá comigo enquanto descrevo o que ocorreu...


Estava prestes a iniciar uma partida de Warhammer, utilizando o sistema Old Dragon, que seria conduzido pelo mestre e parceiro na organização do evento, Felipe Gomes, quando um dos participantes me informou: Tem um grupo completo querendo jogar sua aventura, no Carnificina nas Masmorras.

Enfim, preparei a mesa, todos se acomodaram e comecei a explicar ao grupo a proposta da sistema, detalhando superficialmente os termos da ficha de personagem, apenas o suficiente para essa etapa de criação (não levei personagens prontos), dei muita ênfase à imersão do grupo já naquele momento, em que os personagens começavam a ser imaginados fora do papel. Dos seis participantes, três eram iniciantes, também tinha um veterano que "resolveu participar pra testar". O grupo foi formado com um guerreiro, uma assassina, dois magos, um clérigo e um ranger/ladino.

Uma pequena explanação: No CnM (Carnificina nas Masmorras para abreviar), não temos um sistema de classes, os jogadores tem total liberdade de criar o que desejam para seus personagens, o que mais se aproxima disso são as profissões, descritas quando o jogador utiliza uma Lembrança - ao contar algo de impacto positivo ou negativo do seu passado que influenciará a cena presente. Ao utilizar uma lembrança o jogador pode descrever um ofício passado, e todos personagens começam com a última profissão exercida (que dá bônus em algumas rolagens).
 A aventura utilizou o cenário Setúmbria - A Terra dos Mortos, do autor baiano Antonio Ramos, o cenário está em desenvolvimento, e eu fiz minha interpretação do mesmo, modificando muito do conteúdo para adequar a minha ideia de um mundo de Fantasia Detonante Sombria e Medieval de Sobrevivência. Ufa! Setúmbria era um mundo de fantasia clássica que passou por um cataclisma mágico apocalíptico, infestado por mortos-vivos, decadência e perigos.

A premissa da aventura foi a seguinte:

"Darkhaven precisa de recursos. Como se não bastasse a ameaça constante dos mortos que batem a sua porta  incessantemente, os  alimentos são escassos, o solo pobre (com áreas até contaminadas) mal consegue produzir  sustento para os habitantes, o estoque de madeira está quase no fim, e as áreas de coleta foram exauridas.

Tudo que Darkhaven possui é minério em abundância  - que é utilizado pra negociar alimentos (animais principalmente),  madeira e medicamentos (para tratamento de doenças e da maldição). Esse minério é transportado com a ajuda dos  Corvos Negros e alguns guardas da cidade. Além disso, o prefeito Manon  –  minerador-chefe de Darkhaven -  precisa dos  Corvos para transportar seus bens mais valiosos  –  suas duas filhas – que irão se casar numa proposta forçada feita pelo  prefeito de Enoj, em troca da continuidade das trocas comerciais"
Darkhaven - A cidade corroída de metal
O grupo perfilou-se em frente ao gigante portão de ferro, corroído pela ferrugem. Cada jogador fez a devida apresentação dos seus personagens, houve muito diálogo inicial, enquanto apresentava a cidade abandonada por mineradores, agora sob a proteção do prefeito Manon. Descrevi Darkhaven como uma cidade no limite da sobrevivência, com pessoas doentes, e como os muros e aposentos eram basicamente construídos em metal, o chão estava coberto pelo pó e lascas de ferro vermelho.

Após essa descrição fiz o que mais adoro em minha maneira de conduzir a narrativa compartilhada, indagar os jogadores e permitir que eles adicionem detalhes à cidade. A partir desse momento, o grupo deixou de estar em uma lanchonete com vozes que contavam suas histórias espalhadas por várias mesas e se transportou para o mundo de Setúmbria, mais precisamente para Darkhaven. Um dos jogadores (o clérigo) sugeriu que havia um templo, e ele seria um refúgio caso tudo desse errado, por isso que era cercas de ferro o protegiam, outro adicionou outro fato "eles também guardam livros que encontraram espalhados pelas cidades em ruínas, numa tentativa de manter registrado o passado do mundo". Perfeito! Eu não usei mecânica alguma, apenas conduzi o grupo a criar, com indagações, e assim Darkhaven nasceu.

As filhas de Manon, Venna e Liliana
Depois de conhecer o prefeito Manon e receber a tarefa de levar suas duas filhas para o casamento arranjado com o líder de Enoj, o grupo partiu em um transporte apelidado pelos aldeões de Cavalo-a-vapor, o veículo nada mais era do que uma locomotiva rústica que movimentava-se sob pesadas rodas de ferro semelhante as de uma carroça, e que arrastava vagões contendo mantimentos e matérias-primas.

Não demorou muito e o primeiro obstáculo surgiu. A ameaça zumbi era constante, e uma verdadeira horda se interpunha entre o Cavalo-a-vapor conduzido pelo maquinista goblin chamado Ziggs e a estrada livre. Apesar do transporte ser capaz de atropelar grande parte dos mortos-vivos a massa de corpos começava a emperrá-la. Alguns jogadores decidiram abrir fogo contra as criaturas, enquanto o mago resolveu utilizar um Efeito Especial na forma de magia.

Ao usar o Efeito Especial, o jogador pode fazer com que seu personagem realize feitos incríveis, esses feitos inserem conteúdo na narrativa, e necessitam o gasto de 1 Heroísmo.
Uma verdadeira muralha de fogo foi erigida pelo mago, permitindo que a locomotiva passasse pela horda. Em termos de mecânica, ele utilizou o Efeito Especial para realizar uma magia com a intenção de afastar os mortos (Efeitos nunca podem ser usados para causar mortes). Esse recurso foi muito utilizado, e de diversas maneiras!

O grupo prosseguiu para a cena seguinte, chegando em um desfiladeiro chamado Floresta Cinzenta, não por ser uma floresta propriamente dita, mas pelos imensos rochedos espalhados pelo caminho, e pela poeira fina e cinzenta que limitava o campo de visão. Nesse encontro eles tiveram contato com Enuk Devën: Elfo negro líder do bando que habita as cavernas da floresta cinzenta, fiscaliza e cobra pela passagem no Desfiladeiro Cinzento. Enlouqueceu após ter que canibalizar parte dos familiares sob sua proteção.

Enuk aparentava estar louco, e estava prestes a atacar o grupo, um dos jogadores descobriu através de um teste de HFC (habilidade fora de combate), que os elfos estavam sofrendo os efeitos do canibalismo (o que explicava a tremedeira constante dos olhos e mãos). Utilizando-se do bom senso, o grupo resolveu dividir parte dos alimentos que carregavam, evitaram o combate com os elfos enlouquecidos e prosseguiram sem problemas.

A verdadeira forma de Gorth - Prefeito de Enoj
Finalmente os personagens chegaram à cidade de Enoj, onde guardas estavam a sua espera. A cidade foi descrita com todos os detalhes que sugeriam ostentação e luxúria, mulheres e homens lançavam-lhes olhares lascivos, e sempre havia um convite sugestivo para o grupo. Todos foram conduzidos e apresentado a Gorth, o prefeito de dentes amarelados e obesidade mórbida, que mantinha uma goblin dançarida algemada para sua diversão. Havia algo errado ali, houve muita interpretação na tentativa de descobrir que farsa  era aquela, com mesas abarrotadas de comidas e sorrisos falsos nos rostos. Deu-se início à cerimônia de casamento.

Usando Efeitos Especiais, um dos jogadores libertou a goblin utilizando-se de uma poção de invisibilidade, e outro personagem interpretado com conhecimentos arcanos, desfez o encantamento ilusório que havia ludibriado o grupo. Nesse momento o jogador inseriu conteúdo à narrativa, ao ser indagado o que estava acontecendo na realidade. Ele descreveu que todo lugar era uma farsa moldada por um dos raros mortos-vivos inteligentes de Setúmbria, e que paredes retorcidas e vermes que rastejavam por tudo mostravam a verdadeira natureza daquele lugar pútrido!

Sendo perseguidos pelos mortos-vivos que surgiam em todas direções o grupo seguiu as orientações da goblin, pois ela afirmava que seu pai aprisionado no porão daquele palacete distorcido poderia tirá-los dali!

Foi utilizada a habilidade especial "Salvação" pelo personagem com maior HFC, no momento mais estratégico possível, pois aqui o grupo poderia ter sofrido pesadas baixas, ou perecido pelo cerco inimigo!

Ao libertar o goblin que se apresentou como Wazap, o grupo foi conduzido ao topo de uma torre, onde vislumbrou o veículo de fuga e motivo pelo qual Wazap e sua filha tinham sido aprisionados. Aquele transporte era capaz de voar!

Alguns combates ocorreram antes de libertar o goblin inventor, mas tudo foi resolvido numa mesma cena, no Carnificina nas Masmorras os conflitos são resolvidos rapidamente, a ação nao pára! Com simples testes de HC (habilidade de combate) o grupo eliminou dezenas de carcereiros-zumbis que faziam a guarda da prisão.

Deixando para trás a cidade de Enoj com os gritos de ameaça do prefeito zumbi Gorth, o grupo retornou a Darkhaven pois descobrira que o casamento era um estratagema que ocultava uma tentativa de invasão à cidade dos metais. Os inimigos foram rechaçados, e o grupo pôde finalmente comemorar sua vitória.

Agradecimentos:

Um  muitíssimo obrigado aos jogadores I'gor, Tarcísio, Rauflan, Fred, Ísis e Alan, vocês fizeram com que a aventura e o playtest fosse um sucesso completo, tanto em criatividade, quanto em interpretação dos personagens e bom humor. VALEU!!!

GOSTOU DA AVENTURA?

Baixe os PDFs e jogue com seu grupo!

Por Caminhos Escuros - Aventura
Por Caminhos Escuros - Informações adicionais sobre o cenário de Setúmbria
Carnificina nas Masmorras - Adaptação do 3:16 para Fantasia Detonante Medieval

Jogaram, postem seus comentários e reportes de jogo!

6 comentários:

  1. Fantástico! Muito bacana o cenário e a liberdade de narrativa que esse sistema proporciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Erick! A agilidade, fluidez, é realmente impressionante!

      Apesar de bastante simples, o 3:16 e o Carnificina nas Masmorras podem ser utilizados em longas campanhas inclusive. Além da mecânica que favorece a distribuição de autoridades narrativas, promovendo um verdadeiro compartilhamento ao contar a história em grupo.

      Excluir
  2. cara achei muito muito foda, acho até que a Retropunk devia lançar esse Hack em forma de livro. Só acho que seria mais legal se a progressão de dados usasse apenas de d4 a d8 (para danos e números de mortes, e deixasse o d10 para testes, ai rolava uma progressão 1d4 - 1d6 - 1d8 - 2d4 - 2d6 - 2d8 - 3d6 - 3d8 ou similar. Além de deixar mais organizado, ainda remeteria um pouco a D&D...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A progressão era essa Falcão, nas versões iniciais eram usados d4 e d20 nos dados de mortes. Mas por uma questão de identificação entre o sistema original e a adaptação modifiquei para o padrão adotado no 3:16, além disso, os dados que temos em mais abundância nas mesas de RPG são os d6 e d10, isso facilita bastante na difusão dos jogos :)

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Foi uma aventura ótima, o fato de poder introduzir características ao cenário e à mecânica de jogo é muito bom, desejo muito continuar a aventura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuaremos Alan! Gostei bastante do que foi criado em conjunto, os Corvos Negros, nossa interpretação do mundo decaído de Setúmbria. Parafraseando o Tio Nitro, foi doidimais véi!

      Excluir