Slider

Baixe essa super adaptação Leia o incrível reporte e baixe a aventura! Super aventura espacial para o Ciranda de Blogs! Divisória do Mestre para Dungeon World!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Projeto M.A.M.A - Meganave Automatizada Militar Avançada - Sistema Carnage/Space Dragon


Olá jovens rpgistas!

Esse mês retorno às postagens do blog seguindo a ótima iniciativa “Ciranda de Blogs” do Pontos de
Experiência, cujo autor – Diogo Nogueira -, sugere um tema mensal a fim ser utilizado pela blogosfera na produção de aventuras, suplementos, vídeos, ou qualquer coisa que faça referência à ideia proposta. O tema desse mês é: MÃE!

Fiquei tão empolgado com o tema que produzi uma aventura para o Sistema Carnage/Space Dragon (com as devidas alterações no tom do cenário) e a adaptação “Carnificina nas Masmorras”, clique aqui para baixá-la!

Estrutura da Aventura:

Cenário

A humanidade está em guerra, à beira de um colapso. Para toda ação há uma reação, mas os ataques realizados durantes anos pelas Forças Expedicionárias a planetas extraterrestres fizeram com que inúmeras civilizações alienígenas reagissem com força muito maior. Nosso minúsculo grão de poeira flutuando na imensidão do universo está em um momento apocalíptico, reservas exauridas, um inferno em chamas.

Na tentativa de salvar a humanidade do expurgo, o Conselho Terrestre engendrou o projeto M.A.M.A, naves-mãe (que conseguiram escapar ao cerco alienígena) povoadas com sobreviventes de cidades inteiras, adormecidos em câmaras de estase para suportar os rigores das viagens espaciais. A nave é uma máquina complexa, com inteligência artificial que além de manter o suporte vital, está programada para iniciar o processo de terraformação das colônias terrestres em planetas habitáveis. 


O que está acontecendo?

Apesar de ter escapado do cerco alien, a inteligência artificial da M.A.M.A detectou milhões de organismos
alienígenas que se hospedaram nos sobreviventes. Após o período de quarentena, ativou o protocolo X-Term de limpeza epidêmica (o que significa extermínio dos indivíduos infectados).

Como parte do procedimento, interrompeu o sono induzido dos oficiais das Forças Expedicionárias (soldados, cientistas, engenheiros, etc) – personagens jogadores e ativou os dróides de segurança a fim de evitar qualquer dano à estrutura da nave.

  • Há uma pequena chance dos personagens não estarem infectados, peça para cada jogador rolar 1d6, um resultado igual a 6 significa que ele não carrega um hospedeiro.


Quem e por que está envolvido?

M.A.M.A – A complexa IA que coordena a nave-mãe entrou em estado de alerta. Apesar de manter a comunicação com os oficiais da maneira mais amistosa possível (ou não, pois seus algoritmos de interação são tão desenvolvidos quanto o comportamento humano), vetará acesso a qualquer informação sigilosa e tratará os personagens dos jogadores como ameaça de contágio.

Myka – Garoto surdo-mudo de 8 anos, sobreviveu à limpeza executada por dróides em seu setor, tem uma incrível sensibilidade tátil que o permite “detectar” perigos. Conhece atalhos para diversos setores da nave.

Drª Erika Bernard – Geneticista Pós-PhD em Exomorfologia e genes anômalos. Despertou no momento em que era atacada por um dos parasitas, após sobrepujar o perigo, iniciou o mapeamento genético do alienígena. Acredita que possa inutilizar o hospedeiro.

Onde? (Locais Importantes)

Enfermarias: Equipadas com equipamentos avançados de tratamento médico existem várias enfermarias nos diversos setores (cada setor tem as dimensões de um bairro). 

Depósitos de Armas: Cada setor possui de 2 a 3 depósitos, são armas homologadas pelo Conselho Terrestre. Os personagens podem encontrar seu equipamento nessas áreas.

Deck de controle: Salão com computadores holográficos onde a nave pode ser controlada manualmente, entretanto isso é apenas possível com a desativação do cérebro positrônico da M.A.M.A.

Distrito das Máquinas: Um complexo emaranhado de conexões, fios, interruptores, terminais criptografados e energia. Essa área é acessada por engenheiros a fim de reconfigurar manualmente a alimentação da nave, bem como corrigir defeitos de hardware. Também é aqui que o alimento sintético é produzido e distribuído.

Núcleo: Área de segurança máxima e acesso restrito onde o cérebro da M.A.M.A executa suas tarefas. 

Câmaras de Estase (Casulos): Locais onde inúmeros civis permanecem em sono profundo existem vários dormitórios em cada setor.

Quando? (Fatos Importantes)

O protocolo x-term iniciou-se poucas horas antes do despertar dos oficiais, milhares de civis foram mortos pelos dróides, ou pior, tornaram-se simbiontes ou simplesmente definharam, gerando algum alienígena maldito que se espalhou pela nave.

  • A cada 15 minutos de tempo de jogo, os personagens recebem -1 em HC ou HFC (Sistema Carnage), -1 em Força, Destreza ou Inteligência (Space Dragon) - à escolha do jogador, representando o domínio do hospedeiro sobre as atividades motoras ou mentais. Essa penalidade cessará assim que o hospedeiro for removido, (na enfermaria, com a ajuda de algum médico do grupo, ou da Drª Erica Bernard).
  • Em 72 horas, os dróides comandados por M.A.M.A terão executado os infectados.


Objetivos e Complicações

Essa não é uma aventura onde o Mestre deve guiar a história com objetivos, complicações e cenas definidas (chamado de Railroading). Aqui o que importa realmente é o que o grupo deseja fazer, quais são os objetivos traçados? Não há rota pré-definida.

Os oficiais decidem por desativar/reprogramar a M.A.M.A? Procurar por sobreviventes? Procurar um módulo de fuga e abandonar os sobreviventes?

Qualquer que seja a decisão, ela gerará uma narrativa/aventura totalmente nova, cada complicação ou cena deve ter a participação do grupo como um todo, e não apenas do mestre (que aqui introduz a cena, mas compartilha o conteúdo da narrativa).

Por exemplo, em uma determinada cena, o mestre descreve (após uma jogada de HFC) que um dos personagens ouviu um barulho ensurdecedor vindo do corredor de acesso para o setor 13. Em seguida ele pergunta: O que você faz? 

O jogador decide que seu personagem irá inicialmente com o scan e talvez acessar uma das câmeras de segurança. O mestre, em vez de descrever o resultado da ação, complementa a informação e compartilha o conteúdo da narrativa: - Algo estranho está ocorrendo, o que você vê?

O jogador então está totalmente livre pra descrever a cena, inclusive com alguma complicação. Essa é a narrativa compartilhada, o grupo constrói a história, o mestre atua como um moderador.

Aqui vão algumas informações importantes:

Sistema Carnage

O grupo deve criar personagens com profissões variadas, pelo menos um Engenheiro, Médico, Programador, e é claro, soldados. O mestre tem à disposição uma quantidade de marcadores de ameaça igual ao número de personagens x5, esses marcadores representam os inimigos, armadilhas, etc.

É aconselhável a utilização de armadilhas, a maioria delas só pode ser desativada por um programador ou engenheiro (teste de HFC contra número alvo variado, depende da área de segurança). M.A.M.A não permitirá que os personagens ameacem a integridade da nave, além do que eles são tratados como agentes transmissores, e devem ser executados.

Os dróides e alienígenas tem HI baseada na maior HC do grupo +1.

Space Dragon

Tendo em mente que essa é uma aventura mortal, o grupo pode jogar com personagens de 1 ou 2º nível, desnecessário dizer que todas as classes são extremamente importantes para o sucesso dessa aventura.
As fichas dos inimigos ficam ao encargo do mestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário